26 de out. de 2007

Grrrrraáfica!


Capa, para "Capa" do blog. A revista é antiga, mas a capa foi mais um dos sucessos na
trajetória da revista Gráfica. Edição #22. Ilustração de Melanie Parks ( assistente de arte e ilustradora da Louise Fili, naquela época ). Ano: 1988. Obs. Notem como a fonte "Kabel" foi bem utilizada na capa. Ninguém lembrava mais da Kabel, somente eu. Amplie a imagem para poder observar melhor.

Capa da Gráfica #47. Especial Déco.


Edição feita de forma econômica. Ainda quero convencer o pessoal da Posigraf a re-editá-la???. É assim que se diz?. A edição foi primorosa no conteúdo, mas com impressão e acabamento sofrível. Tinha de tudo: serigrafia, offset, Xerox 9.500 e algumas inserções com impressão digital. Peça de museu! Em tempo: a ilustração da capa é de Benito (USA), que fez belas capas para a Vogue entre 1926 e 1940. Benito e Bolin,
também capista da Vogue na mesma época, merecem um novo portfólio-resgate na revista.

Bah! Capa de Bill Mayer.


Eis a bela capa da Gráfica #52. O artista é o americano Bill Mayer, que já mereceu dois grandes artigos-portfólios na revista. O primeiro, na edição # 29.

Pasta e folder da Gráfica.


Em 2002, utilizei este conjunto para formar a identidade visual da revista Gráfica.
A imagem com o "cubo dourado" na mão do artista, será a partir de agora, não somente
o simbolo da revista em papelarias e anúncios etc. O "cubo dourado" vai ser o nosso prêmio para as melhores peças anuais a partir do final de 2008, quando faremos com a Posigraf, uma premiação anual e o primeiro anuário da Gráfica: "Brasil Design Regional", no país. Aguardem!










Conjunto de papelaria da Gráfica. Utilizado em 2002. Retorna... Fiz a direção de arte com uma ilustração do Caulos, é claro!

Outra Página Dupla.

Esta página foi um sucesso! Também contém no caderninho ( com a estrela na capa ) colado à direita, seguindo a direção do indicador do Stalin, uma galeria de marcas soviéticas. A CA Design Annual e a Graphis Design Annual dedicaram grande destaque à este trabalho editorial.

Clique para ampliar e observar melhor a aplicação do caderninho e a força da imagem.

Lembrando Capas.


As capas que foram mostradas ( igualmente selecionadas ) em vários anuários e revistas estrangeiras: Gráfica #33-capa de Klaus Mitteldorf (BRA), a #29 capa de Bill Mayer (USA), #32 de Laura Smith (USA), #34 de Daniel Zacroczenski (USA), #8 Chris Copeland (USA) pela ordem de leitura. Por favor, clique na imagem e poderá apreciar melhor cada uma das capas.

El Lissitzky.

Outra página dupla. O caderninho colado, contém miniaturas de trabalhos tipográficos do Lissitzky e seus companheiros
de design revolucionário. Esta página e artigo mereceram prêmios na CA- Communication Arts / Design Annual, Creativity e no ADC (NY ) entre outros...

Clique para ampliar e ver melhor os detalhes, a volumetria conseguida com a inserção do caderninho.

Caulos. Gráfica #23.


Caulos começou a embelezar a nossa publicação, já na edição #23. Postei a página dupla de introdução. Aliás, este número levou o "Award of Excellence" no Art Directors Club Annual of New York ( categoria editorial ).

Os Artistas da Capa! Digo, alguns...


Artistas como Etienne Delessert (USA), autor da capa postada, como outros que foram programados: Carol Wald (USA), Cau Gomes (BRA), Brad Holland ( mais uma ? ), J. C. Suarés (USA), Jan Lenica (POL), Steinberg (ROM/USA), Toninho (BRA), Francis Bacon (USA), Siron Franco ( estou convidando/ BRA ), Caulos ( outra vez ??? ) e Horácio Cardo (ARG), estarão embelezando as capas da revista, como sempre! Ninguém será publicado na ordem aqui estabelecida. Bom mesmo, é a surpresa!