25 de nov. de 2007

Para todos os amigos que postarem comentários, por favor,
não o façam na assinatura que abre o blog. Não é uma imagem fixa como capa. Troco a postagem contínuamente e neste caso, o seu comentário será excluído automáticamente na atualização do blog. Como está acontecendo. Clique abaixo de qualquer uma das imagens da capa da revista e faça o seu comentário. Aí sim, ele ficará registrado para sempre!

Capa da Gráfica #6. Um Show!


Nesta bela capa da Gráfica, onde está estampada a maravilhosa ilustração de Kélio Rodrigues ( feita para uma capa de disco do Milton Nascimento ), manipulei a imagem incluindo um fundo amarelo e fazendo um corte bem fechado o que deu mais força a imagem e a capa. Resultou em uma espécie de ícone do design brasileiro, no exterior. Quase todos os anuários e revistas que receberam esta capa inscrita, a premiaram. Parabéns pra nós, brasileiros. Parabéns para os colaboradores da Gráfica!

Gráfica #3. Postagem nova!


Estou postando mais uma vez esta intrigante capa com a ilustração do Rubem Grilo.
Como já comentei em postagem anterior, fiz o design da revista ( começando pela aplicação do título ), inspirado por este desenho. O design casou tão bem, que a revista foi premiada em vários concursos e seleções de anuários internacionais e nacionais. Mereceu a "medalha de bronze" na Bienal Internacional de BRNO - da antiga Tchecoslováquia, na categoria editorial.

Capa da Gráfica #1. Zaragoza.


Acredito que comecei bem. A primeira edição da revista Gráfica trazia já, uma estrela!
Pois é, eu fazendo dupla com o Zaragoza. O famoso "Z" da DPZ. Quem diria. Ele foi também, o principal artigo portfólio. Na época, planejei a revista sem logotipo ou fórmula de registrar o nome da "Gráfica". Ela tinha variações, conforme o que a ilustração escolhida inspirava para o design da capa. Bem nos moldes da revista suíça Graphis, que antecedeu este tipo de publicação.

Capa Gráfica P&B. 1985


Versão mais nobre da "luva" , impressa especialmente para mim, pela Relevo Araújo de São Paulo. A capa é toda em preto com a ilustração do Pojucan em hot-stamping na cor prata e na segunda capa, alto relevo na cor branca.

Gráfica P&B- 1985


Capa principal e "Luva" ( com a "barra "em hot stamping na cor prata ) da revista
Gráfica Ilustração em P&N - especial 1985. Meu design e direção de arte com ilustração de Pojucan ( BRA ). Referente ao primeiro número duplo da revista: # 11 e 12.

Galerias de Capas. Gráfica.


Mais capas da Gráfica, para a coleção da sua menina dos olhos. Capa da #41 ( meu design com montagem especial de uma arte de Fred Otnes - USA ). Otnes gostou tanto desta edição, que é 50% com o seu portólio, que ela virou o catálogo da sua exposição em Nova Yorque, em 1994. Capa da #42 ( foto clássica de Louis Faurer - anos '30 - USA ), # 31 ( uma ilustração de Michael Schwab - USA ) e #39 ( Meu design com ilustração de Alain le Foll - FRA ). Clique na imagem para ampliar e ver os detalhes.

Galerias de capas da Gráfica.


Capas da revista # 28 ( meu design com ilustração de Pojucan - BRA ). #45 ( Takenobu Igarashi - JPN ), # 48 ( meu design com foto de arquivo Art Déco - USA ), # 46 ( meu design com foto de arquivo do Museu Charles Rennie Mackintosh - ESC ). Esta última, não é a capa principal é slip-case ou "luva", para quem achar melhor.

Página dupla da Gráfica-Suplemento.


Página dupla do suplemento "Caligrafia" da revista Gráfica de 1983.
O trabalho que estourei em página dupla é de Tim Girvin ( USA ), quando não era conhecido. Mais tarde veio a fazer os logotipos de filmes importantes. Entre eles:
"Matrix". Jarbas de Souza, ficou maravilhado com o trabalho de Girvin, pois conheceu vendo suas prints " ao vivo" , durante a seleção das peças da primeira exposição internacional da "Grafia", aqui em Curitiba. Clique na imagem e amplie para ver melhor a maravilha.

Mais página dupla da Gráfica.


Página de abertura do artigo raro com Saul Steinberg. Para que todos tenham conhecimento, Steinberg já havia negado ser publicado em outras revistas de artes gráficas como a Creation, Idea, Novum e Graphis na fase do B. Martin Pedersen por achar estas, muitos comerciais. Só autorizou a Graphis ( fase do meu querido e falecido amigo Walter Herdeg ) e a minha revista Gráfica a publicar os seus trabalhos. E ainda, ganhei dois originais assinados por ele, na ocasião. E viva "Nóis"!

Página dupla da Gráfica.


Página dupla que abre o artigo do fabuloso fotógrafo brasileiro Bob Wolfenson. Gráfica #30.

Typographicka da Gráfica.


Esta é a capa da "Typographycka", que iniciou a trajetória deste suplemento que veio pra ficar. A edição foi dedicada à designer Eyko Ishioka ( JPN ). Recebi cartas pedindo cópias desta "Typographycka" em separado. Aqui fica válida a mensagem: "Proibido vender separadamente". Acredito que estes pedidos especiais ( digo até, emocionais ) irão acontecer com a "Typographycka" q. será insertada da edição #61 da revista Gráfica. Pois é dedicada ao genial Saul Steinberg ( USA ).

Typographycka Covers.


Capas de suplementos da Gráfica nos anos 90. Estas são: capa principal e segunda capa do "Typographycka" - suplemento que vira poster - dedicado ao designer americano Tibor Kalmann, que depois viria a fazer grande sucesso popular com a direção de arte da revista "Colors".

Mais Suplementos da Gráfica.


Página dupla de um dos artigos do "The Globe Graphic" - suplemento da revista Gráfica entre 1988 e 1989.